Por que as instituições de ensino também devem embarcar na Transformação Digital?

Transformação Digital nas Instituições de Ensino? A mensagem é clara: não fazer parte da Transformação Digital é um grande risco que as empresas correm de ficarem fora do mercado nos próximos anos.

Isso porque a inovação tecnológica – associada ao período atual – converge para um novo perfil de consumidor que busca por novos produtos e serviços.

A repercussão dessa transformação engloba todos os segmentos de mercado, em diferentes tamanhos de empresas. Exatamente por esse motivo, vamos ressaltar, neste artigo, o quanto é imprescindível que as instituições de ensino façam parte desse momento. Acompanhe:


Transformação Digital na ótica das instituições de ensino

Todo o mercado já tem sentido os efeitos da Transformação Digital. Ou seja: muito mais que adotar tecnologia de última geração – as empresas precisam inovar em seus conceitos. E com as instituições de ensino não será diferente.

Se a educação a distância já tem provocado uma enorme mudança na forma como estudantes e profissionais têm desenvolvido sua formação e aperfeiçoamento profissional, a Transformação Digital vai além e exige que as instituições de ensino busquem ser cada vez mais inovadoras através da ruptura na forma do aprendizado e na gestão educacional.

Para a instituições de ensino, a evolução da Era Digital é uma excelente oportunidade para reestruturar sua base acadêmica em um universo de estudantes cada vez mais conectados e em busca por um ensino globalizado e atual.

Na prática, isso significa que é preciso avançar na educação e na gestão. Dessa forma, aplicando a tecnologia, a exemplo do uso da Inteligência Artificial (IoT), da robótica, do Big Data, entre outras tecnologias, para evoluir em diferentes aspectos educacionais.

Além disso, é possível empregar a inovação na melhoria dos processos operacionais e na gestão de documentos: aplicando diferentes tipos de recursos tecnológicos para automatizar processos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados.


O MEC impulsiona a Transformação Digital nas instituições de ensino

No último dia 4 de abril, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 315, que tem o objetivo de regular a digitalização e gestão de todos os documentos envolvidos nos processos das atividades-fim de instituições de ensino superior.

Essa foi uma importante iniciativa do Governo Federal para contribuir para que a Transformação Digital possa chegar a todas as instituições de ensino superior – públicas ou privadas.

De acordo com a Portaria 315 do MEC, as instituições têm o prazo até abril de 2020 para digitalizar e migrar para o meio digital todos os seus acervos obedecendo os critérios estabelecidos pelo MEC.

Por meio dessa mudança, as instituições poderão preservar e manter as informações dos estudantes através de um armazenamento confiável – com acesso restrito aos documentos e aplicando políticas de segurança da informação.

A nova legislação impacta a forma como as instituições de ensino devem gerenciar seus processos e seus documentos.

Sendo assim, a Transformação Digital também passa a ser uma prioridade para o governo que busca, por meio de diferentes iniciativas, democratizar ainda mais a educação de qualidade com o uso da tecnologia da informação.


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